quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Relatório do Projeto


Relatório do Projeto:
Tema: Resgate das Brincadeiras Antigas

Disciplinas: Educação Física, Artes, Matemática, Língua Portuguesa, Física, Química, História, Biologia.

Modalidade: ENSINO MÉDIO

Por ser os jogos um patrimônio cultural de toda a humanidade, uma manifestação universal do gênio criador do homem, independente de fronteiras políticas e culturais.
Tudo deu certo pois houve uma boa receptividade por parte dos alunos e também das pessoas que foram entrevistadas as mesmas voltaram no tempo, da sua infância, motivando os jovens entrevistadores a gostar e valorizar as brincadeiras apresentadas.
As dificuldades que tivemos foi a não valorização do trabalho por parte dos superiores e com isto a falta de ajuda financeira para a compra de materiais para confecção dos brinquedos.
Mas isto é superado, sendo o espírito de equipe, entusiasmo e a admiração por esses conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural e que venceram o teste do tempo, refletindo toda sua sabedoria acumulada durante milhares de anos pela humanidade.

Resgate das Brincadeiras Antigas


PROJETO RESGATE DAS BRINCADEIRAS ANTIGAS:

1. Identificação:
Nome do cursista
Helena Aparecida Novak, Luciana Terezinha Souza Belgrowicz
Nome da Escola:CedupVidal Ramos.
Local (cidade/estado) :Canoinhas/ SC
Série: Ensino Médio Número de alunos: 183
Professores envolvidos: Carmen Elisabeth Bilicki de Azevedo Velho

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema:
Resgate das Brincadeiras Antigas

3. Justificativa
Estudo feito na Inglaterra pelo cientista esportivo Gavin Sardercock, mostra que as crianças de agora são mais fracas do que as crianças de dez anos atrás. Para ele as crianças passam pouco tempo ao ar livre sem fazer exercícios, ficam muito tempo no computador navegando na Internet e estão perdendo a força muscular.
O estudo mostra que em dez anos, à quantidade de crianças que conseguem fazer abdominais diminuíram em 27% e dobrou o número dos que não sustentam o próprio peso em uma barra. Está constatação também foi observada aqui no Brasil por professores de Educação Física.
A pesquisa inglesa apontou problemas que uma infância com poucos exercícios pode provocar por não terem musculatura desenvolvida, essas crianças quando adultas podem acabar tendo osteoporose um enfraquecimento dos ossos que aumenta o risco de fraturas.
Mas hoje vivemos na era das tecnologias e nossa tarefa é de transformar o complexo sistema educacional exigindo múltiplas ações.
Portanto nosso projeto justifica-se diante da necessidade de conciliar brincadeiras antigas, com as tecnologias e isso exige um redimensionamento da função do professor e principalmente de nossas escolas, onde o domínio de técnicas inovadoras e à atualização continua de conhecimentos devem fazer parte da nossa rotina de trabalho.

4. Objetivo (s):
- Resgatar as brincadeiras antigas que nossos avós, pais e pessoas mais idosas brincavam e conciliar com as tecnologias presentes, estimulando as atividades físicas, favorecendo a coexistência de diferentes visões de mundo e o confrontar entre elas.
- Criar um espírito de equipe entre indivíduos que convivem no mesmo ambiente.
- Realizar obras para os outros com o intuito de combater o egoísmo.
- Levar cada um a notar que tem uma parcela individual de responsabilidade pelos resultados de sua participação.
- Aprender para Ensinar.


5. Conteúdos:
Brincadeiras Antigas

6. Disciplinas envolvidas:
Educação Física, Artes, Matemática, Língua Portuguesa, Física, Química, História, Biologia, etc.

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Elaboração de questionário, feito gráficos:
- Entrevista com pessoas com idade de 30 a 92 anos de idade;
- Pesquisa de materiais;
- Confecção dos brinquedos;
- Uso do programa Hagaquê.

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Celular, Máquina Fotográfica, Filmadora, Computador, Revistas, Jornais , Materiais para confecção dos Brinquedos,Programa Hagaquê.

9. Registro do processo
Como ocorreu esse projeto, em forma de pesquisa com pessoas de idade entre 30 a 92 anos de idade, confeccionado os brinquedos, como peteca, pião de madeira,etc. Tudo deu certo pois houve uma boa receptividade por parte dos alunos e também das pessoas que foram entrevistadas, as mesmas voltavam no tempo da sua infância, motivando os jovens entrevistadores a gostar e valorizar as brincadeiras apresentadas.As dificuldades que tivemos foi a não valorização do trabalho por parte dos superiores e com isto a falta de ajuda financeira para a compra de materiais para a confecção dos brinquedos.
Mas isto é superado, vendo o espírito de equipe, o entusiasmo e a admiração por esses conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural e que venceram o teste do tempo, refletindo toda sua sabedoria acumulada durante milhares de anos pela humanidade.

10. Avaliação e Resultados esperados
Através deste trabalho, concluímos que o exercício é um poderoso remédio para diminuir o risco de doenças, alivia a ansiedade mental, aumenta o tônus muscular e a função cardíaca, diminuindo a pressão arterial. Entre suas funções sociais, os jogos são instrumentos de ensino aprendizagem e é também uma forma de linguagem usada para a transmissão das conquistas da sociedade.
O mundo de hoje, o lazer vem sendo transformado dia-a-dia não apenas numa conquista, mas também numa preocupação básica de todos os homens. E para torná-lo mais rico e criativo, nada melhor que os jogos.
Também adquirimos um espírito de equipe, entusiasmo e admiração por esses conhecimentos fazerem parte do patrimônio cultural e que venceram o teste do tempo, refletindo toda uma sabedoria acumulada durante milhares de anos pela humanidade, a depressão.


11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado:
Banner, Blog, participação na1ª Mocisc, e com participação especial na Mocisc.

12. Referências Bibliográficas:
Sites,livros,filmes