PROJETO
RESGATE
DAS
BRINCADEIRAS
ANTIGAS:
1.
Identificação:
Nome
do
cursista
|
Helena
Aparecida
Novak,
Luciana
Terezinha
Souza
Belgrowicz
|
Nome
da
Escola:Cedup”Vidal
Ramos”.
Local
(cidade/estado)
:Canoinhas/
SC
|
|
Série:
Ensino
Médio
Número
de
alunos:
183
|
|
Professores
envolvidos:
Carmen Elisabeth Bilicki de Azevedo Velho
|
2.
Problemática
a
ser
estudada
/
Definição
do
Tema:
Resgate
das
Brincadeiras
Antigas
|
3.
Justificativa
Estudo
feito
na
Inglaterra
pelo
cientista
esportivo
Gavin
Sardercock,
mostra
que
as
crianças
de
agora
são
mais
fracas
do
que
as
crianças
de
dez
anos
atrás.
Para
ele
as
crianças
passam
pouco
tempo
ao
ar
livre
sem
fazer
exercícios,
ficam
muito
tempo
no
computador
navegando
na
Internet
e
estão
perdendo
a
força
muscular.
O
estudo
mostra
que
em
dez
anos,
à
quantidade
de
crianças
que
conseguem
fazer
abdominais
diminuíram
em
27%
e
dobrou
o
número
dos
que
não
sustentam
o
próprio
peso
em
uma
barra.
Está
constatação
também
foi
observada
aqui
no
Brasil
por
professores
de
Educação
Física.
A
pesquisa
inglesa
apontou
problemas
que
uma
infância
com
poucos
exercícios
pode
provocar
por
não
terem
musculatura
desenvolvida,
essas
crianças
quando
adultas
podem
acabar
tendo
osteoporose
um
enfraquecimento
dos
ossos
que
aumenta
o
risco
de
fraturas.
Mas
hoje
vivemos
na
era
das
tecnologias
e
nossa
tarefa
é
de
transformar
o
complexo
sistema
educacional
exigindo
múltiplas
ações.
Portanto
nosso
projeto
justifica-se
diante
da
necessidade
de
conciliar
brincadeiras
antigas,
com
as
tecnologias
e
isso
exige
um
redimensionamento
da
função
do
professor
e
principalmente
de
nossas
escolas,
onde
o
domínio
de
técnicas
inovadoras
e
à
atualização
continua
de
conhecimentos
devem
fazer
parte
da
nossa
rotina
de
trabalho.
|
4.
Objetivo
(s):
-
Resgatar
as
brincadeiras
antigas
que
nossos
avós,
pais
e
pessoas
mais
idosas
brincavam
e
conciliar
com
as
tecnologias
presentes,
estimulando
as
atividades
físicas,
favorecendo
a
coexistência
de
diferentes
visões
de
mundo
e
o
confrontar
entre
elas.
-
Criar
um
espírito
de
equipe
entre
indivíduos
que
convivem
no
mesmo
ambiente.
-
Realizar
obras
para
os
outros
com
o
intuito
de
combater
o
egoísmo.
-
Levar
cada
um
a
notar
que
tem
uma
parcela
individual
de
responsabilidade
pelos
resultados
de
sua
participação.
-
Aprender
para
Ensinar.
|
5.
Conteúdos:
Brincadeiras
Antigas
|
6.
Disciplinas
envolvidas:
Educação
Física,
Artes,
Matemática,
Língua
Portuguesa,
Física,
Química,
História,
Biologia,
etc.
|
7.
Metodologia
/
Procedimentos
/
Cronograma
Elaboração
de questionário, feito gráficos:
-
Entrevista com pessoas com idade de 30 a 92 anos de idade;
-
Pesquisa de materiais;
-
Confecção dos brinquedos;
-
Uso do programa Hagaquê.
|
8.
Recursos
a
serem
utilizados
(tecnológicos
ou
não)
Celular,
Máquina
Fotográfica,
Filmadora,
Computador,
Revistas,
Jornais
,
Materiais
para
confecção
dos
Brinquedos,Programa
Hagaquê.
|
9.
Registro
do
processo
Como
ocorreu
esse
projeto,
em
forma
de
pesquisa
com
pessoas de idade entre 30 a 92 anos de idade, confeccionado os
brinquedos, como peteca, pião de madeira,etc. Tudo deu certo pois
houve uma boa receptividade por parte dos alunos e também das
pessoas que foram entrevistadas, as mesmas voltavam no tempo da
sua infância, motivando os jovens entrevistadores a gostar e
valorizar as brincadeiras apresentadas.As dificuldades que tivemos
foi a não valorização do trabalho por parte dos superiores e
com isto a falta de ajuda financeira para a compra de materiais
para a confecção dos brinquedos.
Mas isto é
superado, vendo o espírito de equipe, o entusiasmo e a admiração
por esses conhecimentos que fazem
parte do patrimônio cultural e que venceram o teste do tempo,
refletindo toda sua sabedoria acumulada durante milhares de anos
pela humanidade.
|
10.
Avaliação
e
Resultados
esperados
Através
deste trabalho, concluímos que o exercício é um poderoso
remédio para diminuir o risco de doenças, alivia a ansiedade
mental, aumenta o tônus muscular e a função cardíaca,
diminuindo a pressão arterial. Entre suas funções sociais, os
jogos são instrumentos de ensino aprendizagem e é também uma
forma de linguagem usada para a transmissão das conquistas da
sociedade.
O mundo de hoje, o lazer vem sendo transformado dia-a-dia não
apenas numa conquista, mas também numa preocupação básica de
todos os homens. E para torná-lo mais rico e criativo, nada
melhor que os jogos.
Também
adquirimos
um
espírito
de
equipe,
entusiasmo
e
admiração
por
esses
conhecimentos
fazerem
parte
do
patrimônio
cultural
e
que
venceram
o
teste
do
tempo,
refletindo
toda
uma
sabedoria
acumulada
durante
milhares
de
anos
pela
humanidade,
a
depressão.
|
11.
Divulgação
/
Socialização
do
Projeto
realizado:
Banner,
Blog,
participação
na1ª
Mocisc,
e
com
participação
especial
na
2ª
Mocisc.
|
12.
Referências
Bibliográficas:
Sites,livros,filmes
|
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