quarta-feira, 19 de setembro de 2012


O Corpo Humano

Autor e Co-autor(es)

Helena Aparecida Novak e Luciana Terezinha Souza Belgrowicz

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Final
Ciências Naturais
O Corpo Humano



Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos podem aprender um pouco sobre o corpo humano, sua forma e funcionamento.

Duração das atividades

Aproximadamente 45 minutos, 01 (uma) aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados, o mais importante é que os alunos já estejam em processo de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão: - Aula interativa; - Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
O professor deverá pedir para que cada aluno faça um desenho de si próprio - como se fosse uma fotografia (Fig. 1), mas que não coloquem seus nomes.


Atividade 1
Após a confecção dos desenhos, o professor deverá colocá-los na parede ou na lousa, isto é, em algum lugar que fique bem visível. No momento em que todos os desenhos já estiverem expostos o professor deverá fazer algumas discussões e questionamentos aos alunos, como por exemplo: - Todas as pessoas são iguais? - As pessoas têm entre si características semelhantes? Quais são estas características? - Em quais características as pessoas podem ser diferentes?




É importante que o professor favoreça que os alunos cheguem à conclusão, por meio das discussões feitas entre eles e o professor, de que as pessoas podem ser parecidas na cor da pele, no formato dos olhos, nariz, na altura, no tipo dos cabelos (escuros, claros, lisos, enrolados). Estas são as características físicas dos seres humanos. Existem também outras características que todos têm em comum, como por exemplo, a formação do corpo humano (Fig. 2). E são estas características que os alunos devem chegar por meio das discussões e da observação de todos os desenhos expostos na sala de aula.


Atividade 2
Sugerimos nesta atividade, que cada aluno marque em seu desenho (da primeira atividade) a digital de seu polegar, com tinta para carimbo, e depois a compare com as demais (as de outros alunos). Assim, poderão perceber que apesar dos seres humanos terem a mesma constituição física (cabeça, tronco e membros), existem outras características que nos diferenciam dos outros e a impressão digital é uma delas.




Esta atividade tem o objetivo de apresentar aos alunos o conhecimento de que cada pessoa apesar de ter as mesmas características físicas que as outras, possuem ao mesmo, tempo características individuais, como por exemplo, a impressão digital além de outras como a personalidade – preferências, maneiras de enfrentar desafios e etc. Sendo assim, é preciso que o professor dialogue com os alunos sobre este assunto. ada aluno poderá marcar em seu desenho (da primeira atividade) a digital de seu polegar, com tinta para carimbo, e depois compará-las com as demais (as de outros alunos). Assim, poderão perceber que apesar de que os seres humanos têm a mesma característica física (cabeça, tronco e membros), existem outras características que nos diferenciam dos outros e a impressão digital é uma delas! Esta atividade tem o objetivo de apresentar aos alunos o conhecimento de que cada pessoa apesar de ter as mesmas características físicas que as outras, possuem ao mesmo, tempo características individuais, como por exemplo, a impressão digital além de outras como a personalidade – preferências, maneiras de enfrentar desafios e etc. Sendo assim, é preciso que o professor dialogue com os alunos sobre este assunto.


Atividade 3
Para dar continuidade ao assunto abordado, o professor deverá disponibilizar aos alunos jornais e revistas para que possam retirar figuras sobre as atividades que o ser humano pode realizar com cada parte do seu corpo. Por exemplo, se o aluno recortar uma figura de uma pessoa cozinhando, tal figura deverá ser inserida no quadro b (abaixo) – “atividades que o ser humano pode realizar com os membros superiores". Da mesma forma, se o aluno recortar uma figura de uma pessoa chutando uma bola, esta deverá ser inserir no quadro c (abaixo).
a) Neste quadro os alunos deverão inserir imagens de atividades que o ser humano pode realizar com a cabeça.
b) Colocar imagens das atividades que o ser humano pode realizar com os membros superiores.
c) Colocar imagens das atividades que o ser humano pode realizar com os membros inferiores.










Recursos Educacionais

Nome
Tipo
Corpo humano feminino
Desenho
Corpo humano masculino
Desenho

Recursos Complementares

Materiais para a confecção dos desenhos. Revistas, jornais.

Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas. É importante que em todos os momentos o professor converse com os alunos para saber se estão tendo dificuldades ou dúvidas.

Um comentário:

  1. Legall.Luciane...amei teu plano , parabens pela dedicação, a unica coisinha e a situação de aplicação...mas vc poderá estar conversando com os professores e solicitar uma aulinha, aplicando o plano ..vc verá que é mto bom...

    ResponderExcluir